FLC Bk2009
Setembro 23, 2014, 03:20:42 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: NOVO FÓRUM, AQUI:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligação do conta-rotações ao alternador  (Lida 4150 vezes)
Funcruiser
Visitante
« Responder #5 em: Outubro 01, 2007, 09:36:36 »

Como penso que todos teem conhecimento os nossos BJs veem equipados com diferentes alternadores.. pelo menos conheço 2 tipos..
Por vezes existe alguma dificuldade em obter o ponto exacto da ligação do conta-rotações.
Aqui fica umas dicas .. talvez uteis..
Para o Alternador que tem a tampa exterior de escovas, que nos permite substituir as mesmas e fazer a respectiva ligação.. (sem desmontar o alternador)
Vamos fazer a dita ligação (fio Azul) á saida de uma das bobinas antes de entrar no diodo, a fim de termos uma saida de corrente alternada e que nos permite fazer uma leitura da frequencia (Hz) no caso ás 800rpm 150hz e ás 3000rpm 700hz valores preciosos para o conta-rotações, no meu caso para o computador de bordo.. Grin Grin

Para o outro tipo de alternador... mais complicado... não temos acesso ás escovas nem á placa de diodos, só desmontando o mesmo..

Depois de todo desmontado já temos acesso ás escovas e á placa de diodos, á que fazer a ligação da mesma forma (fio vermelho) á saida de uma das bobines antes do diodo.

Para montar de novo o alternador existe um pequeno truque... como segurar as escovas recolhidas para colocar de novo o induzido lá dentro.
Na frente do lado do rolamento existe um pequeno orificio, que nos permite enfiar um pequeno arame e passar pela frente das escovas mantendo-as recolhidas, depois de colocado o induzido é só retirar o dito arame e voilá...

Espero que tenha alguma utilidade..

Funcruiser
Registado
Green
Global Moderator
Sr. HIPER CRUISER

« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2007, 08:18:56 »

Sim.

O conta rotações do BJ73 (VM ou não) recebe os impulsos de uma sonda colocada na cloche (na fig. com o nº83180). Esta sonda lê a passagem dos dentes do volante do motor.

Para montar esta sonda numa cloche q não a tem é necessário fazer um furo roscado na cloche (parte lateral), para roscar a sonda. Se não me engano a rosca é M22x1 (já não me lembro). Para esta operação é necessário desmontar a cloche.

Uma alternativa seria tentar coloca-la na chapa q esta entre o motor e a cloche, proximo da zona do motor de arranque (teria q se confirmar se ha espaço e se a sonda ai colocada consegue "sentir" os impulsos provocados pelos dentes).

Uma outra alternativa seria arranjar uma outra sonda compativel com o conta rotações e arranjar uma maneira de a calibrar para menos impulsos por rotação, de modo a monta-la noutro local.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2007, 11:59:35 por Green » Registado
Fontes
Sr. 4X4

« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2007, 05:29:10 »

Boas,

Montei um quadrante do BJ73 com motor VM no meu BJ73 com motor 3B. Agora gostava de ligar o conta rotações e não sei como faze-lo.

Alguém pode ajudar?

Abraços TT

Fontes
Registado

Rodrigo Fontes
andry
Administrator
Sr. MEGA CRUISER

« Responder #2 em: Junho 21, 2006, 02:36:31 »

aprendam com este homem...ele n vive sempre!!!  Grin Grin Grin

precisava era do conta rotacoes!!!  Cheesy Cheesy Cheesy
Registado

TINTTAS
Global Moderator
Sr. HIPER CRUISER

May the force be with bj40

« Responder #1 em: Junho 19, 2006, 11:52:36 »

Liguei o meu assim..
Registado

Cruiser wild Cat
Funcruiser
Visitante
« em: Junho 19, 2006, 11:25:32 »

Pontos de ligação do conta-rotações ao alternador
Qualquer um dos tres serve, pois só precisamos de um ponto de ligação
Nota: O conta-rotações tem de ser indicado para ligar ao alternador, o mais vulgar.
Existe outro sistema de ligar (por encosto) a um tubo injector, mas é menos vulgar.

Funcruiser
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: